top of page

Decibéis - Mostra Competitiva de vídeo-Clipes

14 /12

23h

O videoclipe permite a seus realizadores uma infinidade de possibilidades criativas, estéticas e narrativas, desde soluções simples, feitas com pouco ou nenhum orçamento, até as mais inusitadas e sofisticadas produções imaginadas para a divulgação de artistas e suas músicas.

002-por Marcelo Perdido.png

Trabalhar na MTV- perdido e pullovers

2 min, RJ, 2023, Livre

Direção: perdido

Trabalhar na MTV foi o sonho de toda uma geração. O clipe é uma metaliguagem aos próprios videoclipes e programas de TV que passavam clipes. Estrelado pelo fantoche de meia "Fantochito" e cheio de referências ao canal de TV, nosso herói conquista o sonho de trabalhar na antiga MTV Brasil.

Coração Geminiano- Marlan

Ficção, 24 min, GO, 2024. 12 anos

Direção: Tiko

"Coração Geminiano" explora a dualidade emocional e o dilema de um amor entre estabilidade e aventura, com uma estética vibrante que reflete a complexidade e a liberdade do signo de Gêmeos.

thumb1.png
Poster Pressa Safada.jpg

Pressa safada- Duda Modesto

4 min, AC, 2023, Livre

Direção: Diogo Soares, Ivan Portela, Beatriz Kalliope e Duda Modesto

Emumuniverso lúdico e colorido, uma protagonista inquieta luta para encontrar equilíbrio em meio a uma dança constante de incertezas. Movido por um ritmo pop vibrante, o videoclipe, gravado em Rio Branco, Acre, retrata a busca por um meio termo entre a pressa e a paciência, enquanto uma deusa misteriosa guia seus passos incertos. A cantora acreana Duda modesto conduz essa jornada, onde entre movimentos delicados e momentos de tensão, a jornada é uma metáfora visual para as batalhas internas de cada um de nós, onde a leveza e a introspecção se encontram emumcenário mágico e envolvente.

Acelerado- Cardamomo

4 min, RS, 2023, Livre

Direção: Frederico Demin

Dirigido por Frederico Demin com assistência de direção e luz de Thais Andrade, o clipe de “Acelerado” explorou, pela primeira vez na trajetória da banda, a performance dos músicos em ação. Dialogando com a estética de vestimenta formal e de um certo ar de abandono e destruição trazida pela capa do single, o clipe busca inspiração na mesma fonte em que os músicos buscaram, os clipes de bandas do início dos anos 2000. Este vídeo é, no fim, o que o imaginário do trio contempla como um clipe de banda, em sua forma mais tradicional. Dividido em três partes, o vídeo explora o espaço, as transições e diferentes composições dos três músicos, com planos alternados, experimentando com profundidade e close. Do verso dançante com cortes mais ritmados, do crescendo concentrado capturado de forma mais contemplativa, o clipe explode em um fechamento com luz de festa, solo de guitarra e uma performance enérgica dos músicos.

Acelerado - stills_0000_Acelerado Insta 7.jpg
STILL 1 ABÚ O CURUPIRA COMPOSTO V.png

CompostoV - O Curupira

5 min, DF, 2023, Livre

Direção: Abú O Curupira

"O Composto é "V" é de Versatile." Um estilo tão real quanto imprevisível, capaz descrever o universo ao redor de Abú O Curupira, que ostenta audaciosamente a sua autenticidade.

Tudo o que eu quero- Silva

2 min, SP, 2023

Direção: Henrique Sauer

Ocanção "Tudo que eu quero" do cantor Silva ganha vida numa improvável historia atuada pelo próprio artista. Dirigido por Henrique Sauer, o clipe conta história de uma relação obsessiva com um final surpreendente.

SIL • poster_02_20231031.png
Still02_AssimDeSaude_SAMO.jpg

Assim de Saúde- SAMO

4 min, SC, 2024, 16 anos

Direção: Felipe Reis e Agustin Mica

"Dirigido e escrito pelo próprio integrante da banda, DIP (Felipe Reis), o clipe contextualiza o ouvinte à situação em que a música se passa. Em uma consulta com o terapeuta, os integrantes da banda demonstram um certo desconforto sobre um sonho que todos tem em comum. Nesse sonho os integrantes vivem personagens fictícios, que enfrentam um pensamento intrusivo que insiste em perturbar a mente. O clipe, que é cheio de signos e metáforas, usa do próprio terapeuta como “herói” e “vilão”: salvando os integrantes da banda, mas ao mesmo tempo “ferrando” com a vida de cada umdos personagens. Seria uma crítica e uma brincadeira com os dilemas e resoluções da vida adulta, em que você pode precisar de ajuda para tomar algumas decisões mas, sem querer, acaba bagunçando coisas e pensamentos que não precisavam mais serem revisitados.

Memórias de umcarnaval perdido- Saci Wèrè

3 min, DF, 2023, 14 anos

Direção: Gui Campos

Nada parecia ser capaz de deter mais um carnaval... Maldita Ômicron!

MDUCP(Maldita Omicron) Still Daniel Basil - 1.jpg
Foto STER 01 (créditos - Washington Possato).jpg

Anel (Nupcial)- STER

2 min, RJ, 2024, Livre

Direção: Felipe Thomaz, STER e Rafael Tex

Aos 23 anos, STER sabe qual é a sua maior missão: derrubar qualquer barreira que existe entre o popular e o erudito. Em 2024, STER lança seu primeiro trabalho autoral, a música e videoclipe Anel (Nupcial), onde reuni o funk carioca a música clássica. EmAnel (Nupcial), o videoclipe, STER representa a típica interseção entre o funk e o erudito, em performance durante todo o videoclipe com interpretações divertidas, fora do óbvio e fazendo referências às tendência do mundo moderno, com a ASMR e outras performances e tendência de imagem de artista do mundo Pop, dentro de um cenário minimalista, composto por uma mesa branca, um bolo de casamento e uma garrafa de Cidra, bebida não alcóolica e um anel. STER, no videoclipe, encena a vida cotidiana da maioria dos artistas independentes do Brasil, que necessitam se dividir em várias funções e trabalhos, além do trabalho como musicista, para que possa seguir a carreira e cuidar do sustento de sua família. No final do videoclipe STER recebe uma ligação informando que ela estava atrasada para o outro trabalho e assim termina a obra.

Laguna Plena- Rimon Guimarães feat. Tuyo

4 min, PR, 2024, Livre

Direção: Carlon Hardt e Rimon Guimarães

Emumcenário de plenitude natural, uma figura mística, encarnação do feminino originário, encontra um cavalo selvagem com o qual segue em uma jornada ancestral de união com a natureza. Uma ode à pureza, à harmonia com osilvestre, à busca pela liberdade desimpedida, celebrando o amor em sua forma mais natural e crua.​

LagunaPlena_2k_en_H264_40Mbps.mp4_snapshot_00.32_[2024.02.27_23.20.06].jpg
Bonde elétrico de Lisboa

No Túnel - Meyot

5 min, SP, 2024, Livre

Direção: Jô Serfaty

Dois dançarinos buscam um ao outro, mas o encontro real vira uma ilusão imersa em espelhamentos, duplicações, toques fugazes e fluxos opacos, como emumbosque suspenso no tempo, sem entradas ou saídas.

oração 1- Luiza Brina

3 min, MG, 2023, Livre

Direção: raquel pinheiro e virgínia pitzer

"ORAÇÃO1"TRAZ ARRANJOARQUITETADO PELA PRÓPRIA ARTISTA PARA OQUEFOIBATIZADOCOMO"VÍDEORAÇÃO",COM9VIOLÕESE 4 PERCUSSÕES ESCRITOS PELA CANTORA E COMPOSITORA MINEIRA; O CENÁRIO ESCOLHIDO PARA INTERPRETAR A CANÇÃO FOI A IGREJA DE NOSSA SENHORADACONCEIÇÃODOJAGUARA,EMMATOZINHOS, NOINTERIOR DE MINAS GERAIS. CONSTRUÍDA EM 1786 POR ALEIJADINHO, A IGREJA É UM EXEMPLO DO BARROCO MINEIRO, E FOI TOMBADAPELOINSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO (IEPHA) EM 2001.

FOTO LUIZA BRINA 2 - crédito Bárbara Moreira.jpg
O-HIPERTROPICO---Eram-od-Deuses-Astronaltas-–-STILL-01.png

Eramos Deuses Astronautas- O Hipertrópico

5 min, SP, 2024, Livre

Direção: Paulo Doi

Um vídeo em plano sequência, transportando o espectador pelo processo de luto.

The Giant Void- War Heroes

8 min, SP, 2023, Livre

Direção: Pêu Ribeiro

Ahistória real de Danilo Marques Moura, piloto brasileiro que, ao atingir uma composição de trem nazista, foi alvejado na asa direita caindo dentro das linhas inimigas

image (1).png
13.jpg

That's On Me-EdSheeran

4 min, SP, 2023, 12 anos

Direção: Beatriz Santamaria Pinha

Um videoclipe de Ed Sheeran que conta a história de Alger, um motoqueiro aposentado, que busca alegria e uma fuga do tédio através da exploração de novos hobbies.

5damanhã-Djonga

3 min, SP, 2023, Livre

Direção: Pam Martins

Um videoclipe que conta com uma grande atuação do Djonga. Sensorial, com várias camadas de luz retratando o tempo. Cenários minimalistas para as lembranças. Rico na fotografia, na direção de arte, e atemporal como a música. Um convite para se instigar e descobrir todos elementos de construção ali presentes.

DJONGA-20.jpeg
maxresdefault.jpg

orishas- Hodari feat. Luedji Luna

2 min, SP, 2023, Livre

Direção: Aisha Mbikila

No clipe da música "Orishas", Hodari e Luedji Luna se unem em uma jornada musical e visual que exalta a cultura afro-brasileira. Um romance Com ritmos envolventes e cenários vibrantes, o vídeo retrata a conexão e um paixão pela filha de oxumare destacando a força e a beleza . Uma celebração da diversidade e da união através da música.

Me Libera- Gaby Amarantos e Banda Uó

3 min, SP, 2024, Livre

Direção: Pam Martins

Um videoclipe que conta com uma grande atuação do Djonga. Sensorial, com várias camadas de luz retratando o tempo. Cenários minimalistas para as lembranças. Rico na fotografia, na direção de arte, e atemporal como a música. Um convite para se instigar e descobrir todos elementos de construção ali presentes.

ME LIBERA-GRUPO [LIMPO 5-4].jpg
Cópia de [12] Kodak 500TLETRUX. ARANHA. ANALOGICO__MILLENAROSADO.png

Aranha- Letrux

5 min, SC, 2024, Livre

Direção: Sillas H e Vini Poffo

Aranha traz Letrux encenando diversas personagens baseadas em aranhas da fauna brasileira (Jardineira, Viúva Negra, Caranguejeira e Aranha Branca), trazendo reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Letícia também quis trazer uma cena onde sua barriga é costurada por sua amiga e parceira de cena, a drag queen Betina Polaroid, remetendo ao momento em que passou por um tratamento de câncer no ovário em 2023. Aborda temas como resiliência, força e superação, também inspirado nas obras de Louise de Borgeouis, filmes de terror dos anos 90 e nos programas da TV Cultura.

bottom of page